Ingredientes:
- Carne de ovelha
- Sal
- Alho
- Cebola
- Louro
- Colorau
- Banha de porco
- Azeite
- Piripiri
- Vinho tinto
- Acompanhamento: batata fardada e grelos
Preparação
Corta-se a carne em nacos e coloca-se numa caçoila de barro. Juntam-se os temperos (sal, alho, cebola, louro, colorau, banha de porco, azeite e piripiri), envolvendo-os bem na carne. É altura de adicionar vinho (sempre tinto). Deve-se ter em atenção a quantidade de vinho, não deitando nem a mais nem a menos, apenas o suficiente para cobrir a carne, por forma a evitar que a carne fique seca ou se desfaça. Uma nota importante: convém que seja um vinho encorpado, com alguma qualidade.
Vai finalmente ao forno de lenha, previamente bem aquecido, aí permanecendo durante três horas (em média). O tempo da assadura depende da temperatura a que está o forno e da quantidade caçoilas lá colocadas. Quando a carne que está ao cimo começar a ficar assada, deve-se dar uma mexida ou volta, ligeira e suave, para que esta não fique queimada e toda a carne se apresente com uma textura e um sabor homogéneo.
Durante o processo deve-se, tempos a tempos, ir observando o ponto em que está a carne, retirando-a quando estiver bem assada.
O prato assim confecionado é servido com batata “fardada” (com pele) e grelos cozidos.